quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa

Queridos jovens,

Neste mês de abril vamos celebrar a solenidade da Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Momento forte para refletirmos sobre a beleza da nossa fé em Jesus, deste Jesus que não está morto, mas sim vivo, que ressuscitou, venceu a morte e o pecado. Este acontecimento deve alegrar o nosso coração, porque a ressurreição de nosso Senhor é o fundamento da nossa fé, da nossa esperança.
Vivemos num mundo muitas vezes desesperado, num sentido que não sabe oferecer uma esperança aos corações dos homens. O mundo sabe encher-nos de prazeres, diversões, mas não sabe “encher” o nosso coração de felicidade. A nossa única esperança é em Jesus Cristo vivo e presente na nossa vida. A salvação não provem da técnica, da internet, dos bens materiais. Nossa salvação provem de uma Pessoa, Jesus o Filho de Deus que por nós morreu e ressuscitou, que nos encontra, nos alcança hoje através da Sua Igreja e dos seus sacramentos (se a vossa alma, se o vosso coração ficou um “sepulcro”, faças uma boa confissão e verás que Deus vai tirar aquela pedra pesada do teu coração!).
Jesus continuamente passa, chama-nos à conversão, mas muitas vezes não queremos abrir a porta do nosso coração, não temos tempo para dedicar a Ele, achamos a fé coisa para crianças. Mas Jesus disse: ”Quem não se tornar como uma criança não entrará no Reino de Deus”. Qual é o significado desta palavra, “criança”? Jesus nos pede que sejamos irresponsáveis, bonecos? O mundo está cheio de jovens de 18, 20, 30 anos que são crianças, e só querem divertir-se segundo o mundo, e acham que a vida é uma brincadeira, mas não são crianças no sentido que Jesus nos indicou. A “criança” do Evangelho é aquela que sabe acolher Jesus com generosidade, entusiasmo, com confiança e disponibilidade para segui-lo, e que também sabe fazer aquilo que Jesus mandou. Jesus “pertence” às crianças e as crianças “pertencem” a Jesus porque sabe que Ele os ama.
Nesta quaresma fizemos várias Via Sacras pelas casas da nossa paróquia. A coisa que mais me comoveu foi quando uma noite tinha de colocar alguém para levar a cruz, que é bastante grande, e não tinha nenhum homem adulto. Naquela noite, no começo, havia só um menino de 8-9 anos além de um grupo de mulheres.  Perguntei: “Consegues levar a cruz? Vai ser um pouco pesado para ti!” “Vou levar”, respondeu ele. E fez tudo direitinho e fizemos a pé todas as 14 estações caminhando bastante mas o menino nunca desistiu. Com Jesus “levou” a sua cruz até ao fim, com certeza com o coração contente. Jesus encontra muitos jovens, pede-lhes  ajuda, fidelidade a um compromisso, pede para fazer um serviço, mas quantos preferem ficar na própria preguiça! Um menino de 8-9 anos nos ensinou e me ensinou o que significa “Quem não se tornar como uma criança, não entrará no Reino dos Céus”.
Não nos esqueçamos de que só a cruz levada com Jesus nos abrirá a porta do Paraíso.
Santa Páscoa a todos.

Deus vos abençoe.
Padre Marco

Um comentário:

  1. A pascoa é um momento forte na liturgia da igreja o qual deve ser vivenciado com muito respeito e devoção por todos os cristãos. É de fato triste ver que muito jovens não dão valor a estes momentos tão especiais e tão ricos pra nossa alma. É belo o empenho deste menino, que ele sirva de exemplo para outras crianças, jovens e adultos. Que possamos estar unidos a Jesus no calvário e na cruz para um dia estarmos junto a ele no Paraíso. Uma santa pascoa a todos. Paz e bem

    ResponderExcluir